Hotel Fazenda Vale de Santa Fé

TRANQUILIDADE, NATUREZA E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO.

Blog

Ecoturismo: O contato com os recursos da natureza

05/11/2022
00:34

O setor do turismo que mais abrange a natureza.

Por que visitar um Hotel Fazenda com a família é uma boa opção? - Hotel Fazenda Vale de Santa Fé.
Foto: Pixabay

O ecoturismo é um setor do turismo que promove um contato mais abrangente com a natureza. Esse modo de passeio ou viagem tem como principais atrações os recursos naturais, a cultura e a conservação ambiental.

De acordo com o Ministério do Turismo, mostrar aos viajantes a beleza dos patrimônios naturais e incentivar sobre a sua preservação, ao mesmo tempo em que se respeita os nichos ecológicos, são características desse segmento turístico, que contribui positivamente com o bem-estar ambiental, a diversidade biológica, a sociedade, a cultura e a economia. Por meio dele, são doados incentivos financeiros para a preservação e conservação do ecossistema.

Além disso, o ecoturismo vem incentivando as demais áreas turísticas a assumirem posições mais sustentáveis.

Indústria do Turismo - Ecotur
Atualmente, o ecotur é o ramo da indústria turística que mais cresce, levando em consideração que o segmento convencional tem a taxa de 7,5% de crescimento ao ano, enquanto o turismo concentrado na natureza possui taxas de 15% a 25%, conforme divulgado no portal ((o))eco, um dos maiores veículos ambientais sem fins lucrativos, do Brasil.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas do mundo procuram o turismo ecológico, com faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares, sendo que 70 milhões circulam dentro do Brasil.

Surgimento do Ecoturismo
Movimento ambiental global surgido no final de 1970, o ecoturismo foi criado em forma de solução às preocupações da degradação da natureza, do desenvolvimento econômico e de outros problemas sociais causados pelo crescimento do turismo.

O Projeto Turismo Ecológico, introduzido no Brasil pela agência EMBRATUR em 1985, foi o primeiro ecoturismo nacional e, dois anos depois, a Comissão Técnica Nacional, se tornou a primeira iniciativa com o objetivo de regulamentar este novo empreendimento.

Atrações do Pantanal no Mato Grosso do Sul
São muitos destinos disponíveis para quem quer experimentar o ecoturismo. E no Brasil as opções são muito diversas, como, por exemplo, as maravilhas do Mato Grosso do Sul.

O Pantanal do Mato Grosso do Sul possui o ecossistema mais rico do Brasil, composto por centenas de espécies distintas em uma região diversificada, com rios, lagos, planícies, muitas montanhas e floresta.

As atividades no pantanal brasileiro consistem na preservação das espécies, trilhas no meio da mata, esportes de adrenalina, explorações e muitas outras atrações.

Lá atuam ONGs com o objetivo de proteger a flora e a fauna, sendo que uma dos principais é o Instituto Arara Azul, que trabalha para preservar e estudar as araras e outras aves pantaneiras, como os tucanos, gaviões, corujas, e muitos outros.

Onças pintadas em risco de extinção
A Associação Onçafari é uma outra instituição muito conhecida. Seu objetivo é acompanhar as onças pintadas a fim de estudá-las, preservá-las,além de ajudar os lobos-guarás e outras espécies.

A onça pintada é o animal mais popular do pantanal brasileiro, e, infelizmente, foi listada como ameaçada de extinção no Brasil, pelo IBAMA. além de estar chegando perto da extinção no mundo todo.

A espécie já está extinta no Uruguai e em El Salvador e se encontra em maior número nos rios do Pantanal, porém, também foram observadas perdas de seu habitat e caça.

O encanto das águas termais
O ecoturismo também envolve outros elementos naturais, no ar ou na água, explorando os diversos recursos que a natureza oferece, como por exemplo, as águas termais.

Os parques com águas termais são destinos que recebem milhares de visitantes.

São nascentes, também denominadas fontes ou aquíferos termais, com a temperatura de 36°C a 37°C.

Esse ambiente é criado pelo contato das águas com os lençóis freáticos abaixo do solo com as rochas superaquecidas. Já em regiões vulcânicas, quando a água se encontra com o magma, pode chegar a 100°C.

Aquíferos
As regiões brasileiras possuem suas próprias especificidades, decorrentes da nossa imensidão geográfica, e uma dessas individualidades são os aquíferos.

Dentre eles, há os dois maiores reservatórios de água do mundo, o Aquífero Guarani e o Aquífero Alter do Chão.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram o maior número de destinos termais do país e atraem um grande número de turistas.

As águas também possuem benefícios para o corpo e ajudam as pessoas com problemas de insônia, artrite, estresse, pós traumas e pós cirurgias, hipertensão, problemas de pele ou de estômago, etc.

Ficou comprovado que elas possuem esse poder de cura por causa de suas propriedades medicinais advindas dos minerais do solo freático.

Inverno é estação propícia para visitar os parques termais
O número de visitantes aumenta com as baixas temperaturas, o que proporciona conforto, aquecimento e relaxamento aos turistas. Por isso, os profissionais deste ramo turístico se utilizam das mais diversas estratégias de marketing no inverno brasileiro para atrair mais pessoas e aumentar as procuras dos aquíferos, visto que são mais bem aproveitados nesta época.

O contato com a natureza é essencial para o nosso corpo e mente
Em suma, pode-se concluir que o ecoturismo é um estilo de viagem que realmente pode ser interessante para quem deseja aproveitar o melhor do que a natureza tem a oferecer, transformando os recursos que ela proporciona em benefícios e oportunidades para descansar o corpo e relaxar a mente.

Fonte: G1 - 30/08/2022.

Outras Publicações
Buscar
Hotel Fazenda Vale de Santa Fé
Relaxar, reunir, passear, atividades esportivas ou simplesmente o contato com a natureza. Venha se divertir no Hotel Fazenda Vale de Santa Fé em Piraí – Rio de Janeiro.
Categorias
Categorias
Compartilhar Página
Publicações Recentes